Ir para conteúdo


Foto

Movimentos Musicais no Brasil


2 respostas neste tópico

#1 Usotsuki

Usotsuki

    Especialista

  • 421 posts
  • Registro: 21-dezembro 12
  • Localização: Acre
  • Gênero: Não informado

Postado 01 novembro 2013 - 22:44

Ao longo das décadas vários estilos foram se criando, transformando e adaptando-se. Chegando até aos ouvidos dos críticos gringos como sucessos de bom gosto e grande potencial.

34k6.jpg

 

Bossa Nova

Esse estilo musical teve início em 1958, onde os cantores abordavam em suas músicas, coisas que aconteciam no cotidiano das pessoas. A Bossa Nova teve fortes influências do jazz norte-americano e também do samba.

Garota de Ipanema (de Tom Jobim), Águas de Março (de Tom Jobim) e Aquarela (de Vinicius de Moraes) são uns exemplos de músicas de Bossa Nova.

A bosa Nova nasceu nos apartamentos de Copacabana se não me engano, pois quando se reúniam, os músicos não podiam tocar alto por causa dos vizinhos, então assim com esse rítmo suave, baixo e calmo se adentravam a noite.

 

Canção de protesto

A canção de protesto só teve impulso a partir de 1960, onde os cantores expressavam, de certa forma, suas opiniões sobre a realidade, suas frustrações e desejos, críticas, entre outros.

Geração Coca-Cola (de Legião Urbana), É proibido proibir (de Caetano Veloso) e Que país é esse (de Legião Urbana) são exemplos de canção de protesto.

 

Música Popular Brasileira

MPB, a abreviação de Música Popular Brasileira, surgiu em 1966. O nome desse gênero musical é uma mistura de dois movimentos musicais. A MPB abrange algumas misturas de estilos musicais, como por exemplo o samba-rocksamba reggae e o samba pop.

Pra você guardei o amor (de Nando Reis), Linda Rosa (de Maria Gadú) e Erva Venenosa (de Rita Lee) são exemplos de MPB.

 

Tropicalismo  - caiu no ENEM e eu não conhecia

tropicalismo, também conhecido como Tropicália, surgiu no final de 1960. O tropicalismo misturou alguns estilos musicais, tais como sambarockbossa nova, etc. Falavam sobre coisas do dia-a-dia e tinham tons poéticos. E influenciou outros gêneros musicais.

Aquele Abraço (de Gilberto Gil), Tropicália (de Caetano Veloso) e Cadê Teresa (de Jorge Ben) são algumas músicas Tropicálias.

 

Clube da Esquina

Em 1963, Milton Nascimento conheceu os doze irmãos Borges, onde formou um grupo, sendo Salomão (o Lô) um dos Borges, integrante desse grupo, que foi chamado Clube da Esquina. Eram num total 11 integrantes.

Maria, Maria (de Milton Nascimento e Fernando Brant) e O Trem Azul (de Lô Borges e Ronaldo Bastos) são exemplos de músicas do Clube da Esquina.

 

Jovem Guarda

Jovem Guarda era um nome de programa de televisão em que no qual substituía as partidas de futebol que passavam aos fins de semana. Com isso o rock brasileiro ganhou forças, ou seja, não tinham tantas influências dos rocks estrangeiros como tinham antes.

Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanusa e The Fevers são alguns exemplos de cantores da Jovem Guarda.

 

Texto /\ retirado da wikipédia como base.

....

Para ver tb: 

http://tropicalia.com.br/

 

Spoiler

 

Tim Maia

Spoiler

 

Elis Regina - DIVA

Spoiler

 

Zé Ramalho

Spoiler

 

Elis & Tom Jobim

Spoiler

 

Toquinho e Vinicius 

 

Spoiler

 

Tom Jobim & Vinicius de Moraes - Garota de Ipanema

Spoiler

 

Belchior

Spoiler

 

Novos Baianos - Mistério do Planeta

Spoiler

 

Mamonas Assassinas - recentes mas ... (sem palavras, tão aí pq marcaram) 

Spoiler

 

Me pergunto como a música brasileira faz tanto sucesso nos EUA, desde Carmem Miranda, que particularmente odeio, até Tom Jobim, Vinicius de Moraes até o recente "Nossa, nossa, assim você me mata..." (Acreditem, tocava nas rádios TODOS os dias lá no Canadá).

Claro, isso também se deve na época à influencia dos EUA sobre o Brasil, com aquela lambeção de saco que foi com o Zé Carioca, a influencia deles com a Ditadura Vargas e etc.

 

O legado deles é lindo *-* 

OBS. Ainda editando/organizando o tópico


Editado por Usotsuki, 01 novembro 2013 - 23:27 .

Jmq3K6A.png


#2 Buggy.

Buggy.

    Haters Everywhere

  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.905 posts
  • Registro: 08-abril 13
  • Localização: Minas Gerais
  • Gênero: Masculino

Postado 01 novembro 2013 - 23:14

Clube da Esquina foi um movimento musical espontâneo. Diferente dos demais movimentos, que teve um certa ideologia por trás.

Particularmente é meu preferido. Por buscar a simplicidade e com uma musicalidade única. 

 

Tropicália tinha um desejo muito utópico. Queria misturar muitos estilos, e possuía muitas ideias. Gosto muito, mas acho que era muito pretensioso essa vontade de miscigenar várias culturas musicais. 

 

Bossa Nova era um paraíso para os musicistas. Muito ligado com jazz, foi muito importante para as gerações seguintes. Apesar de ser muito completo musicalmente, não tinham letras tão elaboradas. 

 

Jovem guarda foi muito importante para o Rock brasileiro. Meu preferido é o Erasmo Carlos.

 

Dentro disso tudo, tenho meus músicos preferidos. João Bosco é mestre supremo da musicalidade,  :digno: que junto com o Aldir Blanc, formam a maior dupla da música brasileira, na minha opinião. 

Além deles, tem na minha lista: Lô Borges, Beto Guedes, Ivan Lins, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Caetano, Gilberto Gil, Chico Buarque( um dos maiores letristas do Brasil), Tom, Toquinho, Toninho Horta (eleito um dos 10 maiores jazzista do Mundo)... A lista é grande, depois comento mais.  :X):

 

Você podia colocar um pouco sobre os Novos Baiano. Afinal, eles foram um marco do cancioneiro brasileiro. 

 

Por hoje é só.  :hmm:

 

Edit: Como esqueci da Elis Regina e Nana Caymmi?! :burro:  Tem também Rosa Passos, Betânia, Gal, Djavan  :violaowned: . Como esqueci de citar esses?!  :=/:


Editado por Monkey D Buggy, 01 novembro 2013 - 23:38 .

xOAHfGG.png?1?5576


#3 Lu Bu

Lu Bu

    "I am Lu Bu! Bow down before me!"

  • 2.811 posts
  • Registro: 12-outubro 11
  • Localização: Rio de janeiro
  • Gênero: Masculino
  • Ficha Naruto RPG
  • Facebook

Postado 09 novembro 2013 - 02:32

De início só passando para dar os parabéns pelo tópico.
Ficou muito bom tanto na parte de conteúdo quanto na parte de organização.

Depois passo com mais calma pra comentar melhor.


lubu_sign_by_henriquelubu-d7o4zz1.png

"Can anybody provide me with a decent challenge?!"



0 usuário(s) estão visualizando este fórum

0 membros, 0 visitantes, 0 anônimos